Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Gaúchos miram a União Europeia

Suinocultores do Rio Grande do Sul pedem ajuda do governo estadual para iniciarem exportações de produtos suínos para o bloco europeu. A Acsurs apoia a medida.

Em audiência com o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, realizada nesta segunda-feira (11/01), representantes da cadeia suinícola gaúcha solicitaram apoio do governo estadual em prol da inclusão do Rio Grande do Sul como Estado exportador de carne suína para a União Europeia. “Nosso estado é o maior exportador de carne suína e apresenta condição sanitária elevada”, afirmou o Secretário ao jornal Correio do Povo, confirmando sustentação à reinvidicação do setor. A intenção da cadeia é formar uma representação para levar o pedido ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Uma reunião com o Ministro Reinhold Stephanes foi agendada para a próxima semana.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, a abertura do mercado europeu é de grande relevância para a suinocultura gaúcha. “Há tempos que toda a cadeia de produção no Estado vem trabalhando neste sentido, ou seja, para abrir novos mercados para o setor, em especial, o Europeu e Japonês”, explica Folador. “Isto só tende a beneficiar todas as partes envolvidas na produção suinícola, incluindo o produtor”.

Segundo o representante da Acsurs, o suinocultor gaúcho está preparado para atender às exigências ambientais, sanitárias e de bem-estar animal. Folador também explica que o Rio Grande do Sul exporta de 18 a 20% de sua produção de suínos o que demonstra a importância da abertura de novos mercados. “Este percentual, com a abertura de novos mercados, só tende a aumentar, gerando mais renda para o setor e para quem atua nele”, conclui Folador.