O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, chegou ao Japão ontem (26) para assinar acordo sobre as exportações da carne suína catarinense ao país oriental. O documento será assinado na sexta (28). Hoje (27), o governador participa de reuniões.
A partir do dia 24 de maio deste ano, os produtores catarinenses foram liberados para exportar carne suína ao Japão. Em novembro do ano passado, Raimundo Colombo esteve no Ministério da Agricultura do Japão para mostrar como Santa Catarina estava preparada para exportar o produto e como eram os controles sanitários no estado.
Segundo o governo, Colombo chegou ao Japão por volta das 4h, horário de Brasília, e 16h horário local. Na manhã de quinta (27), ele tem reunião com a organização para comércio exterior do Japão (Jetro) e outra com a agência japonesa de controle de carne suína. À tarde, ele participa de uma visita a uma rede de supermercado e, à noite, de um jantar promovido pelo embaixador do Brasil em Tóquio.
Na sexta-feira ocorre a assinatura do acordo entre os governos catarinense e japonês. No mesmo dia, a equipe do Governo do Estado participa de seminário “A carne suína de Santa Catarina e do Brasil no Japão”, que reúne empresários japoneses e catarinenses. O governador deve ficar no país oriental até domingo (30). A programação dele para sábado (29) ainda não foi confirmada.