Redação AI 04/11/2005 – O que o setor da avicultura mais teme agora é a greve dos fiscais agropecuários do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Eles ameaçam paralisar a partir da próxima segunda-feira por tempo indeterminado. A manifestação é nacional e a categoria reivindica melhorias salariais.
Os fiscais agropecuários certificam a sanidade dos produtos destinados ao mercado externo. Eles trabalham nos frigoríficos e nos portos. Sem essa certificação, os embarques paralisam.
O presidente da Coopercentral Aurora e um dos vice-presidentes da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango, José Zeferino Pedrozo, disse que as agroindústrias entendem que os profissionais têm razão em suas reivindicações, mas destaca que eles precisam garantir o funcionamento das indústrias.
O empresário defende até ações judiciais para assegurar a normalidade do trabalho e não comprometer as exportações brasileiras e a possível perda de mercado externo. As exportações brasileira em diversos setores têm batido