Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária desacelera exportações de frango do Brasil

<p>Desaceleração representa uma queda de 8% em relação a fevereiro de 2005 e de 7% frente a janeiro de 2006.</p>

Redação (15/03/06) – A retração de mercados consumidores, como o europeu, frente à ocorrência de focos de gripe aviária provocou uma brusca desaceleração nas exportações brasileiras de carne de frango.

Segundo o levantamento divulgado nesta terça pelos exportadores, os embarques em fevereiro somaram 198.887 toneladas, o que representa uma queda de 8% em relação a fevereiro de 2005 e de 7% frente a janeiro último.

Embora a receita cambial de fevereiro de US$ 244,24 milhões tenha aumentado 6% sobre o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 13% sobre janeiro. Levando em conta uma sobra de 200 mil toneladas de frango no mercado internacional, o setor decidiu reduzir a produção em 25%.

Essa redução na produção evita um excesso de oferta que poderia comprometer a rentabilidade do setor, já afetada hoje pela continua desvalorização do dólar disse Ricardo Gonçalves, presidente-executivo da Abef – Associação Brasileira dos Exportadores de Frango -, após encontro com representantes do Ministério da Agricultura e da UBA – União Brasileira de Avicultura.