Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária já beneficia exportações avícolas brasileiras

Doença faz Coréia buscar 50 mil toneladas de frango no Brasil.

Redação AI 04/02/2004 – 05h10 – O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Amauri Dimarzio, informou nesta terça-feira que empresários da Coréia do Sul decidiram comprar 50 mil toneladas de frango in natura do Brasil, numa operação avaliada em cerca de 100 milhões de dólares.

O negócio foi estimulado pelo surto de gripe aviária na Ásia, que obrigou a Coréia a suspender compras da Tailândia, um tradicional exportador para os coreanos até o registro da doença no país.

“Já temos a informação concreta de que empresários da Coréia do Sul estão chegando (ao Brasil) até o dia 15 de fevereiro para o fechamento já de 50 mil toneladas de frango em cortes”, disse o secretário a jornalistas. “Isso é resultado imediato da gripe do frango.”

A própria Coréia do Sul foi afetada pela gripe aviária, que já provocou mortes em humanos e o sacrifício de milhões de aves. A doença também fez com que importantes compradores de aves, como União Européia e Japão, suspendessem importações de frango da região afetada, beneficiando países exportadores como o Brasil.

O Ministério da Agricultura projeta um crescimento de aproximadamente 15 por cento nas exportações brasileiras de carne de frango em 2004, devido em parte à crise provocada pela gripe. A maior demanda por ração, disse o secretário, deve impulsionar também os preços do milho.

Dimarzio afirmou ainda que não tem conhecimento de operações anteriores envolvendo exportações de carne de frango para a Coréia do Sul.

Ele esclareceu que a negociação é para entrega imediata e que técnicos sul-coreanos virão ao Brasil para definir os tipos de corte de frango e as embalagens do produto para atender ao mercado comprador.