Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe Suína

Gripe suína no Brasil

MAPA salienta que não há qualquer vestígio da doença em humanos e que o consumo da carne suína não está restrito.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota à imprensa sobre a gripe suína. No comunicado, enfatizou que a influenza atinge apenas seres humanos e que o consumo de carne suína não deve ser restrito. Veja a íntegra abaixo:

Em relação à influenza em humanos, causada por uma variante do vírus A/H1N1, atingindo a América do Norte e Europa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa:

          1. No Brasil, não há registro da doença;

          2. Não há qualquer restrição ao consumo de carne suína ou de outros produtos de origem suína no Brasil motivada pela doença em questão, uma vez que não existem animais infectados ou doentes com essa virose mesmo nos países onde casos humanos foram identificados;

          3. O sistema de vigilância do serviço veterinário oficial do Brasil, incluindo a Vigilância Agropecuária em portos, aeroportos e postos de fronteira está em alerta permanente. Qualquer eventual alteração da situação sanitária animal no País será imediatamente comunicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.