Redação (13/07/06) – Portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) baixada ontem abre concessão para trânsito por Mato Grosso do Sul de aves vivas, ovos férteis e subprodutos do Rio Grande do Sul, desde que sejam destinados a outras unidades da federação.
Na segunda-feira última foi publicada portaria da Iagro proibindo até mesmo o trânsito de aves e seus subprodutos originados do Rio Grande do Sul, onde na semana passada foi confirmado foco de newcastle, uma das doenças mais restritivas para aves no mercado internacional. O trânsito irregular seria punido com apreensão dos animais com suporte da Polícia Militar, PMR (Polícia Militar Rodoviária), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e PF (Polícia Federal).
Com a nova portaria, a entrada e saída de aves do Rio Grande do Sul só estarão permitidos por Mundo Novo, Bataguassu, Três Lagoas, Sonora, Selvíria e Aparecida do Taboado.
Os compartimentos de cargas dos veículos terão de ser lacrados na barreira da Iagro no município de entrada e permanecer desta forma durante todo o trajeto em território sul-mato-grossense até a saída, onde o lacre será retirado também na barreira da Iagro.
O frango é importante produto para a economia de Mato Grosso do Sul, com abate mensal de cerca de 9 a 10 milhões de animais. É o terceiro principal produto exportado pelo Estado de janeiro a junho deste ano, respondendo por 10,92% dos US$ 421,1 milhões em remessas a outros países feitos no período.