Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Transferência de Tecnologia

IB-Apta promove evento para suinocultores

<p>"Incentivando a sustentabilidade da criação familiar de suínos" é o tema do evento que o Instituto Biológico promove em Pedra Bela (SP).</p>

O Instituto Biológico (IB-Apta) promove no dia 25 de setembro, em Pedra Bela (SP), o seminário “Incentivando a sustentabilidade da criação familiar de suínos”.

O evento faz parte do Projeto de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo IB-Apta, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O principal objetivo do Prosaf é desenvolver ações de curto, médio e longo prazo para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos por eles produzidos.

Voltado aos agricultores familiares da região de Monte Alegre do Sul (SP), o seminário tem uma programação abrangente (veja o programa abaixo),com enfoque em questões fundamentais para o desenvolvimento da atividade suinícola. Nutrição, meio ambiente, bem-estar animal, gestão rural e sanidade são alguns dos assuntos que serão abordados durante o evento.

Josete Garcia Bersano, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Animal do Instituto Biológico(CPDSA-IB) é que reponde pela coordenação do seminário.

Agricultura familiar – A agricultura familiar predomina (mais de 60%) na produção de amendoim, batata, cebola, feijão, fumo, mandioca, sisal, tomate, uvas, suínos e frangos. Produz a maior parte também de cacau, café e leite. É inegável, portanto, a relevância da agricultura familiar na agropecuária brasileira.

O Estado de São Paulo possui 150.200 propriedades rurais familiares, representando 68,9% das propriedades rurais do Estado, com 4.251.934.707 ha, ou seja, 24,5% da área territorial. Portanto, este segmento rural é muito importante e carece de tecnologia adaptada às condições de necessidade deste tipo de produtor.

Em função dessa demanda, o IB-Apta coordena a elaboração de um programa em sanidade contando com a participação de outras Unidades da Secretaria (Apta – Pólo Leste Paulista e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Cati) e de associações de produtores locais.

O Pólo Leste Paulista foi eleito para o desenvolvimento desse programa, por apresentar as principais características para a agricultura familiar, com propriedades pequenas a médias e agricultura diversificada em sua grande maioria.  O Pólo Leste Paulista, além de Monte Alegre do Sul, abrange os territórios dos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Conchal, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio da Posse, Santo Antônio do Jardim, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O Instituto Biológico já vinha desenvolvendo diversos projetos nas áreas de sanidade animal, vegetal e proteção ambiental relacionados com agricultura familiar, porém, ainda não havia estabelecido um programa de natureza específica nesta área.

O programa conta com 47 projetos e 22 eventos de transferência do conhecimento agendados para 2009, com foco em diversas culturas/criações. Parte dos recursos para execução das metas será proveniente do Tesouro do Estado através do Programa “Risco Sanitário Zero”.

Programação

13:00 às 14:00h
Diminuindo os custos de nutrição dos suínos: alimentos alternativos
Dr. Fernando Gomes de Castro Jr. / Fábio Budiño – Instituto de Zootecnia – IZ

13:50 às 14:40h
Bem estar animal em suinocultura: Importante para se produzir com qualidade
Dra.Christine Laganá – Diretora do Pólo Regional Leste Paulista

14:40 às 15:30h
Destino adequado de dejetos suínos: Como minimizar o impacto ambiental
Dr. João Carlos Campos Pimentel – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI

15:30 às 16:00h
Intervalo

16:00 às 16:40h
Noções de Gerenciamento em Agricultura Familiar. “Você está gastando mais do que ganha para produzir suínos???”
Roberto Assumpção – Instituto de Economia Agrícola – IEA

16:40 às 17:20h
As principais causas de diarréias em leitões: como prevenir
Dra. Josete Garcia Bersano – Instituto Biológico – CPDSA

17:20 às 18:00h
Enfermidades respiratórias em suínos: como prevenir
Dra Vera Letticie de Azevedo Ruiz – Instituto Biológico – CPDSA

Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]
ou pelo telefone (11)  4033-7336 / 7361 – ramal: 21