Os cinco principais “nós” do agronegócio brasileiro têm solução, conforme ficou claro na entrega do Prêmio LIDE de Agronegócios. E, de acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, muita coisa já pode começar a ser colocada em prática. Ele participou da primeira noite do 2º Fórum Nacional de Agronegócios, ao lado do presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, João Doria Jr, e do presidente do LIDE Agronegócios,o ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO, Roberto Rodrigues.
“O Fórum de Agronegócios 2013 será fantástico e terá um detalhe especial: depois dos cinco painéis, será produzido um documento chamado ‘desatando os nós’, que representa um conjunto de propostas ao governo em busca de um agronegócio de sucesso.”, explicou Roberto Rodrigues. “Coincidência ou não, após o evento do ano passado, solicitamos uma série de mudanças que já foram atendidas”, completou.
O encontro acontece no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), com transmissão ao vivo pelo Canal Terra Viva e reúne cerca de 300 das mais importantes lideranças do agronegócio nacional. O prêmio LIDE visa homenagear empresas que mostraram esforço, trabalho em equipe e muita dedicação para realizar mudanças em prol do agronegócio brasileiro. João Doria Jr. explica que “quando líderes empresários estão reunidos para discutir tópicos importantes, quem ganha é o país. Queremos celebrar, cumprimentar e ter a experiência positiva daqueles que fizeram do agro um negócio de sucesso. Nosso esforço foi bem sucedido”.
Dentre os convidados ilustres convidados a participarem do encontro, esteve o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, que também dividiu palavras otimistas em relação ao futuro do setor. “Recebemos mais uma vez esse encontro com muita satisfação e alegria. Campinas tem muita história na agricultura brasileira e recepcionar o Fórum de Agronegócios faz a cidade enriquecer e nos sentimos honrados em discutir questões tão importantes para nossa nação”.
Apaixonado pela agricultura, o governador de São Paulo também retratou sua opinião sobre o cenário do setor agrícola no País. “Plantamos uma boa semente com o Fórum de Agronegócios do ano passado e já a vemos frutificar com boas propostas, debates, bons desafios e reconhecimento, que geram empregos e fazem São Paulo crescer. O agronegócio segura a ‘peteca da balança brasileira’ e São Paulo, mesmo com apenas 2% do território agrícola do país, comporta 30% da produção total brasileira. Desejo fazer uma homenagem em nome de nosso estado àqueles que ajudam a alimentar e enriquecer o Brasil”. Por fim, ainda fez uma promessa aos que participam do Fórum. “Quero ver as propostas do Fórum para implementarmos no governo”.
No total, entre empresas, instituições, personalidades, foram premiadas 15 categorias, com três laureados por categoria, e contou com uma homenagem especial a um grande nome do setor agronegócio, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que atualmente é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).