Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Inclusão em MP

<p>Setores avícola e suinícola querem fazer parte da isenção do pagamento de 9,25% de PIS/Cofins nas operações de venda dentro do País.</p>

Em busca dos mesmos direitos, frigoríficos de aves e de suínos do Brasil querem ser inclusos na medida provisória (MP) prometida há três semanas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, às indústrias de carne bovina. A MP isenta as empresas do pagamento de 9,25% de PIS/Cofins nas operações de venda dentro do País. A medida já existe para exportadores, que também deverão ser beneficiados com crédito presumido de 50% das alíquotas.

De acordo com os dados apurados pelo jornal Correio do Povo, caso o presidente Lula assine a MP, o texto entra em vigor, mas será remetido ao Congresso e pode ser ampliado aos dois segmentos. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, se manifestou a favor da medida. “Não podemos ficar de fora. O governo não pode discriminar a carne suína e de aves”, afirma. “A suinocultura e a avicultura são responsáveis por grande número de empregos e pagam altos juros”.

Apesar de representar o setor avícola, Turra também defendeu os suinocultores. “O suíno está em um momento complicado. Mas também nos preocupa o dólar”.

Segundo o Correio do Povo, foi criado grupo de trabalho para tratar do assunto.