O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) no Rio Grande do Sul recuou 4,2% em abril ante março, em um movimento de retração observado desde junho de 2022.
Segundo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), que elabora o índice, o motivo é a queda de preços dos fertilizantes e do frete. Assim, o IICP acumulado em 12 meses registrou queda de 25,35% em abril deste ano, diz a Farsul.
Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores (IIPR) do mesmo período caiu 7,08% na comparação com março, reflexo de preços mais baixos de soja, milho e trigo. “A entrada da safra brasileira de grãos pressionou os valores”, diz a Farsul na nota.
A Farsul aponta ainda, em relação ao IIPR, que o acumulado de 12 meses teve queda de 14,33%. Já o IPCA Alimentos subiu 5,88% no mesmo período. “Isso comprova que os preços praticados no campo não têm relação direta com o das prateleiras, sendo que outros fatores influenciam nos valores ao consumidor, como energia elétrica, mão de obra, combustíveis, entre outros”, completa.