O aumento dos preços dos grãos neste verão no hemisfério norte significa que alguns produtores de aves da Alemanha estão enfrentando falência e que os preços para a carne de frango precisam subir, disse nesta segunda-feira a associação ZDG da indústria de aves do país.
“Os aumentos dramáticos nos preços de ração animal nos últimos meses está levando o setor avícola alemão a ter grandes dificuldades”, disse a ZDG. “À medida que a ração compõe grande parte dos custos para criar as aves, esse aumento exorbitante do preço está levando os produtores alemães à beira da ruína.”
Os preços do milho e da soja atingiram máximas recordes neste verão, à medida que a pior seca em 56 anos devastou safras no Meio-Oeste dos EUA e uma onda de calor reduziu a colheita de grãos da Rússia.
O aumento gerou preocupações de que o mundo esteja enfrentando um forte aumento dos preços dos alimentos.
Os preços dos componentes de ração subiram ao maior nível desde 1990 e os preços da soja subiram 75 por cento acima dos níveis do ano passado, disse a ZDG.
A associação pediu que varejistas aceitem aumentos de preço para carne de frango e de peru, para compensar os agricultores pelos custos mais elevados de ração.
Se os varejistas rejeitarem o aumento dos preços, os agricultores tendem a reduzir a produção de carne de frango, disse. Isso poderia levar a um aperto da oferta de carne de frango em 2013, disse.
Moinhos de farinha da Alemanha também alertaram que os custos crescentes de grãos podem significar aumento dos preços do pão e da farinha.