“O cenário para a indústria está melhorando devido a expectativas de safra recorde de grãos. Os custos com ração têm sido menores no primeiro trimestre de 2014 versus o ano anterior”, disse o Rabobank.
Os grãos são o item de maior peso no custo de produção de aves no país, porque puxam o valor da ração usada na alimentação.
Já a demanda deverá ser sustentada internamente, por conta da Copa do Mundo e das eleições no Brasil, eventos que impulsionam o consumo por proteínas.
O preço elevado da carne bovina, que atingiu recorde no país recentemente, também é outro fator que favorece o consumo de carne de frango, porque leva os consumidores a buscarem proteínas relativamente mais baratas, como o frango.
“Estes fundamentos mais favoráveis, juntamente com o contínuo elevado preço doméstico da carne bovina, devem ser a base para margens melhores em 2014”, concluíram os analistas.
A instituição ponderou que a sustentação das margens depende de um crescimento da oferta de carne de frango.
O Rabobank também vê boa performance para a avicultura brasileira no mercado externo, sendo favorecida por mais depreciações do real contra o dólar.
Neste sentido, o Rabobank alerta que esta performance no mercado externo será um fator determinante para os preços domésticos da carne de frango. O Brasil é o maior exportador global desse produto.