Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inflação no campo

<p>Cotações agrícolas têm alta de 0,51% no mercado de SP.</p>

Da Redação 29/06/2005 – Sustentado pela valorização das cotações do grupo de produtos de origem animal, o índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores agropecuários paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado – encerrou a terceira quadrissemana de junho com variação positiva de 0,51%. Foi a primeira alta depois de quatro retrações consecutivas.

Entre os produtos animais, que em média subiram 3,1%, o maior ganho foi o das aves (9,23%), seguido por suínos (8,12%), leite (3,39%) e boi gordo (0,93%). No grupo, os preços estavam bastante pressionados principalmente por uma demanda doméstica menos aquecida do que o esperado. E as cotações, apesar da recuperação, estão abaixo do nível desejado pelos produtores do setor.

No grupo de produtos de origem vegetal – que, em média, registrou variação negativa de 0,92% na terceira quadrissemana de junho -, as maiores quedas foram da batata (32,77%) e do arroz (10,32%). Os destaques, contudo, foram os saltos da soja (12,73%), em virtude da já anulada recuperação das cotações no mercado internacional, e do feijão (20,69%). “A alta do feijão reflete a escassez que virá da segunda safra, que deve ter queda de entre 10% e 15%”, afirmou Nelson Martin, pesquisador do IEA.