A constatação é do ex-ministro da Agricultura, deputado federal Reinhold Stephanes, que conheceu, nesta quinta-feira (04/08), o relatório técnico da Expedição Safra Gazeta do Povo, com projeções e tendências da agricultura no Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos. O levantamento foi feito entre setembro de 2010 e abril de 2011.
Segundo o gerente de Agronegócio do Grupo Paranaense de Comunicação, Giovani Ferreira, ao completar cinco temporadas, a Expedição passou a avaliar o Brasil, como líder sul-americano da tríplice fronteria, com área e tecnologia capazes de fazer frente à crescente demanda mundial para alimentos e energia. Com base no levantamento, Ferreira não tem dúvida de que esses países produtores terão, em cinco anos, condições de interferir nas regras do mercado internacional.
Stephanes destacou que a metodologia é o diferencial da Expedição Safra, pois vão a campo, visitam produtores e consultam especialistas em cada região e país. Segundo ele, houve período em que o retrato do campo da Expedição Safra foi mais realista que os dados oficiais, sob aspectos econômicos, sociais e de logística. Giovani Ferreira esteve no gabinete do parlamentar, em Brasília, nesta manhã, acompanhado pelo coordenador da sucursal da Gazeta do Povo, Luiz Ricardo Montenegro. O lançamento oficial do relatório vai ser em outubro, também na capital federal. As informações são da assessoria do deputado Stephanes.