“Tivemos um ano muito difícil, mas com grandes progressos”. Esta é a avaliação do ano de 2010 feita por Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), durante o jantar de confraternização realizado ontem (06/12) pela entidade, em parceria com o Instituto Ovos Brasil, na cidade de São Paulo (SP). Para Pozzer, a avicultura paulista conseguiu reverter os prejuízos registrados desde a a crise econômica internacional de 2008, que resultou em péssimos resultados em 2009. “Neste ano conseguimos fazer dinheiro”, afirma.
De acordo com o presidente da APA, o começo de 2010 já favoreceu o avicultor paulista, que vislumbrava preços baixos de insumos – como milho e soja – essenciais na dieta das aves. Com a queda do custo de produção, a renda do produtor iniciou seu processo de recuperação. Com a alta da carne bovina no segundo semestre e o crescimento da demanda interna, a cotação da carne de frango subiu, segundo Pozzer, permitindo a lucrativade do setor, mesmo com a alta dos grãos verificadas no final deste ano. “O bom resultado conquistado em 2010 devolve o otimismo ao avicultor”.
Impostos- Diversos setores do agronegócio, como a avicultura paulista, sofrem com a cobrança exagerada de imposto. No entanto, conforme afirma o presidente da APA, o setor deve receber a desoneração do PIS/Cofins já no início do ano. “A extinção do PIS/Cofins já foi aprovada pela Câmara Federal e pelo Senado. Agora, está nas mãos do presidente”, pontua Pozzer. “A desoneração é muito importante para nosso Estado. É uma verdadeira fortuna que será mantida nas mãos dos avicultores, que poderão promover melhorias essenciais em sua produção”.
Outro tributo foco de debates dentro do Estado de São Paulo é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS). Segundo Pozzer, o incentivo ao exportador baseado em acúmulo de créditos do ICMS deverá voltar em 2011. “As exportações permitem a manutenção e o aproveitamento de créditos, inclusive do ICMS”, explica o dirigente da APA.
Saiba mais sobre esta facilidade clicando aqui.