Com o objetivo de auxiliar a compra e a venda de ovos no mercado de postura, o Instituto Ovos Brasil anunciou uma parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para a divulgação de cotações e análises durante reunião realizada hoje (13/11) para promover os resultados da Semana do Ovo 2012 em Campinas (SP) . De acordo com o diretor executivo do Instituto, José Roberto Bottura, o Centro irá divulgar análises do mercado de ovos brancos e vermelhos de três Estados, em um primeiro momento. São eles: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em breve, mais Estados serão submetidos a estas análises do Cepea.
A cadeia produtiva de ovos é a 26ª a integrar o portfólio de pesquisas contínuas do Cepea. Os estudos sobre esse mercado serão conduzidos com o objetivo principal de oferecer parâmetros confiáveis de preços a todos que interagem com o sistema produtivo de ovos. Os levantamentos do Cepea já estão sendo conduzidos e a estimativa é que as primeiras divulgações sejam feitas em fevereiro do ano que vem.
Conforme o presidente do conselho diretivo do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer, “o processo de formação de preços de ovos no País ainda carece de referenciais que proporcionem maior simetria de informação a todos que constituem a cadeia. Nesse sentido, o Cepea tem a contribuir, aplicando também a este setor a experiência que acumula desde 1994 na elaboração de Indicadores de Preços, de forma idônea e isenta”. O diretor executivo do Instituto, José Roberto Bottura, ressalta ainda que “havia uma necessidade latente do setor produtivo de ovos, à qual a entidade estava atenta e, agora, através desta parceria, será possível proporcionar dados confiáveis que beneficiarão a todos”.
O trabalho de elaboração de preços de ovos brancos e vermelhos abrangerá, inicialmente, apenas o tipo extra, que costuma ser tomado como referência para preços dos demais tipos. Serão consultados periodicamente produtores, associações de produtores e compradores do segmento atacadista. Porém, vendas para o uso industrial não serão incluídas nos primeiros indicadores Cepea/Ovos Brasil. A princípio, o mercado contará com indicadores de preços ao produtor e no atacado – consumo in natura. Após a reunião de dados específicos sobre os processos de produção e comercialização de ovos, a equipe Cepea iniciará a coleta diária de informações de mercado e submeterá os preços coletados a diferentes tratamentos estatísticos. O objetivo deste procedimento de praxe do Cepea é identificar os critérios de cálculo que mais adequadamente representem a realidade de cada segmento deste mercado (produtor e atacado).
Atualizada às 15:15h do dia 14/11/2012