A desoneração dos tributos federais que incidem sobre os insumos pecuários, como rações e suplementos minerais, deve ocorrer no início de 2011, informou o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani. Segundo ele, o Ministério da Fazenda já sinalizou que deve isentar o segmento da carga de 9,25% de PIS/Cofins, como já ocorre com os insumos agrícolas.
“Estamos brigando há cinco anos por isso”, afirmou.
Em 2005, uma Medida Provisória isentou de PIS e Confins os insumos agrícolas, mas o governo, na época, não aprovou a isonomia para os insumos pecuários.
Zani lembrou que ao anunciar a renovação da redução do IPI para a construção civil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse o que governo estaria estudando também outras medidas propostas pelos empresários referentes à cobrança do IPI e do PIS/Cofins, além da extensão do benefício a outros setores. O ministro, contudo, não forneceu mais detalhes.
“Isso está muito próximo de acontecer para nós também”, afirmou Zani, que promoveu nesta sexta, dia 10, um almoço para apresentar os resultados da indústria de rações brasileira em 2010.