Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Integrados preocupados - por Valter Bampi

Confira o comentário do colunista Valter Bampi, que tem mais de trinta anos de experiência no setor avícola brasileiro

Integrados preocupados - por Valter Bampi

É sempre uma satisfação tratar da avicultura, onde militei por mais de trinta anos e circulo como empresário e consultor, sempre alguém me aborda para falar sobre esta pujante atividade. Foi o que ouvi de um líder avicultor na semana passada e pedi para ele me escrever e relato, preservando seu nome para evitar problemas ou retaliações a ele, segue então seu relato:

“Penso que qualquer análise deve retroceder ao menos a promulgação da Lei da Integração, a crise econômica do Brasil, o pico de preços do milho e soja, passando pela operação Carne Fraca, até chegar a esse atual desdobramento dela.

A mera promulgação da lei por si só, trouxe otimismo ao avicultor, com expectativa de relacionamento mais transparente e participativo. Houve instalação dos CADECs, apesar do funcionamento deles não corresponder ao otimismo inicial. Em parte por falta de disposição das empresas de promover transparência e participação e em parte por falta de conhecimento técnico da cadeia pelos avicultores.

A crise econômica e a alta de preços internos de milho e soja aconteceram paralelamente. Poderia ser apenas uma situação adversa transitória, que traz prejuízo no curto prazo, mas a cadeia dispõe de ferramentas de ajustes de médio e longo prazo, fazendo o prejuízo ser dissolvido, sendo possível retomar a marcha.

Na sequência da crise econômica e da alta de preços veio à operação Carne Fraca, essa sim se consubstancia em um marco temporal para a avicultura industrial. Antes da Carne Fraca o frango brasileiro gozava de status de produto de qualidade no mercado internacional, a carne fraca expôs ao mundo que os frigoríficos brasileiros não tratam seus produtos com a mesma seriedade e carinho que o produtor rural avicultor trata.

As mazelas constatadas pela operação Carne Fraca, e seus desdobramentos, impõe a nossa cadeia prejuízos e retrocessos no curto, médio e longo prazo, prejuízos estes que não tem como ser revertidos, mas meramente amenizados, caso trabalhem bem e em conjunto as instituições públicas e privadas envolvidas nas cadeia da proteína animal, especialmente da avicultura industrial, que é a mais pujante.

No que tange a avicultura industrial, para dentro da porteira, a situação é de alarme, a redução de alojamentos com a respectiva redução de receita já é realidade. Já existe a sensação generalizada que o fluxo de caixa dos avicultores não conseguirá fazer frente aos compromissos financeiros, sobretudo os de investimentos. 

Esse é uma breve análise do que temos observado aqui na região”.

Integrado é um dos elos fundamentais na Avicultura essa mensagem que recebi, transcrevo para alertar e ajudar as lideranças avícolas para dar uma melhor atenção aos produtores integrados as Agroindústrias.