Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Internet conecta setor agrícola, afirma pesquisa

O agronegócio passa por uma mudança cultural onde a internet torna-se uma importante ferramenta.

Internet conecta setor agrícola, afirma pesquisa

Em pesquisa recente encomendada pela BASF com 110 entrevistados, 54% informaram que buscam informações sobre o agronegócio na internet, 94% responderam que gostariam de participar de uma rede segmentada para o agronegócio. Em função desse cenário, a BASF implementou há cerca de dois meses um canal de relacionamento via internet que considerou todos os dados da análise. Trata-se do site Porteira, que reúne produtores rurais técnicos e agrônomos para discutir e apresentar soluções à agricultura nacional.

A ideia da rede de socialnetwork surgiu no Brasil e foi desenvolvida por cerca de 50 especialistas da empresa presente em seis países: Alemanha, Índia, Inglaterra, Sérvia, Estados Unidos e do Brasil. “O agronegócio passa por uma mudança cultural onde a internet torna-se uma importante ferramenta. A BASF está inovando e se antecipando à essa tendência”, afirma a gerente de Projetos da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, Brenda Shu.

“A tecnologia nacional se tornará global em breve, pois outras regiões do mundo estão demandando a ferramenta.”, afirma Almir Silva, consultor de Negócios e Sistemas da BASF para o Brasil. A plataforma traz conteúdo próprio e colaborativo, com dados de mercado, novas tecnologias e serviços, além de trabalhos técnicos. A rede permite que o internauta estabeleça contato direto com os outros usuários, incluindo pesquisadores e especialistas (cientistas e professores) para o esclarecimento de dúvidas sobre manejo das principais culturas do País.

Por meio do Porteira, os usuários poderão aproveitar as funcionalidades oferecidas pela rede como fóruns, blogs, rede de contatos, cotações de moedas, previsão do tempo, além de ter acesso a catálogos de produtos, artigos científicos, alerta de ocorrências de doenças e pragas do Digilab – serviço da BASF onde é possível capturar uma imagem e diagnosticar a ocorrência de pragas e doenças. Com todo este conteúdo, a empresa inova novamente ao lançar uma rede social que permitirá a conexão do segmento propiciando o compartilhamento de informações no agronegócio.