Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Investimento em compostagem

Suinocultor gaúcho aposta no tratamento de dejetos suínos e constroi um galpão para transformar resíduos líquidos em sólidos.

Investimento em compostagem

Criador de suínos há vários anos, o morador do Bairro São Gabriel, Adriano José Schmidt, resolveu inovar. Além de aumentar a criação de animais para terminação, ele está implantando um novo sistema de armazenamento de dejetos. Na propriedade está sendo construído um galpão, de 600 metros quadrados, para realizar a compostagem de dejetos, ou seja, transformar o esterco líquido em seco. Segundo Schmidt, isso garante uma melhor forma de armazenamento, ajuda o meio ambiente, elimina o cheiro pelo fato de o dejeto não chegar a fermentar, agrega valor e tem colocação garantida.

A estrutura, reforça o produtor, garante a compostagem do dejeto produzido por até 1,5 mil suínos, sendo que podem ser produzido até três lotes por ano. “O número de porcos que vou produzir gira em torno de 1,4 mil”, revela. O investimento, feito por Schmidt, é de aproximadamente R$ 250 mil e se justifica, conforme o produtor, pelo amplo mercado de esterco seco. Ele é um dos poucos na região que aposta no sistema, e o primeiro de Cruzeiro do Sul a investir. O suinocultor destaca ajuda recebida da Administração Municipal. “Já foram em torno de mil cargas de terra disponibilizadas no aterro”, afirma Schmidt.

O secretário de Agricultura, Humberto Persch, salienta que, desde junho, máquinas e caminhões estão dando assistência na propriedade do agricultor, assim como em outros empreendimentos. “Esse é mais um serviço prestado pelo município, onde a contrapartida do agricultor é o aumento das vendas no talão. Além disso, o município se preocupa em manter e auxiliar quem realmente quer investir e ficar no campo.” Ele também destaca a importância do empreendimento. “Esse agricultor está construindo um sistema modelo, destinando os dejetos conforme licença ambiental, aprovada pela Fepam”, emenda.