Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Investimento em portos

Setor é prioridade do governo e terá R$ 3,2 bilhões em recursos do PAC nos próximos anos. Porto de Santos é destacado.

Investimento em portos

O ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, disse hoje (19) que o setor portuário é prioridade e terá nos próximos anos investimento de R$ 3,2 bilhões do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC).
   
“Os portos são necessários para manter a competitividade brasileira”, disse Brito, após inaugurar o Terminal 4 (T4) do Porto de Santos, em São Paulo. Segundo ele, o porto santista deverá triplicar sua capacidade de contêineres até 2024.

   
Temos um plano especial para o Porto de Santos para os próximos 15 anos, disse Brito. Na área dos contêineres, por exemplo, a capacidade passará de 3 milhões para 9 milhões de TEUs (sigla em inglês que significa unidades de 20 pés), informou.
    
De acordo com o ministro, em todo o País, a capacidade dos portos deve ser ampliada e melhorada. “O Brasil precisa ter bons portos tanto para importar quanto para exportar seus produtos. A questão portuária é uma prioridade, porque afeta diretamente o desempenho da economia”, reforçou.
  
Brito ressaltou que os investimentos serão apenas para infraestrutura. “Questões de segurança e de fiscalização, por exemplo, são responsabilidade da Polícia Federal”, disse ele, em referência ao caso dos contêineres apreendidos no ano passado em portos brasileiros com lixo do Reino Unido.