Redação (16/09/2008)- Apesar da grande demanda por investimentos portuários, os dados oficiais apontam que, até julho, os portos brasileiros haviam conseguido gastar apenas 6,4% do orçamento anual do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), menina dos olhos da Ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil.
Zero
No mesmo período, o Porto de Santos – maior do país – mostra um percentual 0% (veja tabela). Ou seja, o ex-presidente Bella Filho da Codesp não conseguiu aproveitar e gastar um único real do orçamento anual do PAC.
Herança maldita
Na semana passada, foi mais uma vez adiada – agora sine die – a concorrência da avenida perimetral do Guarujá, outra obra do PAC do Porto de Santos. Além do edital publicado pelo ex-presidente Bella Filho conter irregularidades, a comissão de licitação por ele nomeada – que estranhamente não conta com um engenheiro na coordenação – se atrapalhou ao responder questionamentos de licitantes. Até a gestão Bella Filho tais fatos não ocorreriam.
Férias eternas
São fortes os comentários no Porto de Santos que o diretor de Infra-estrutura, Moreira da Silva, responsável pela execução das obras do PAC na Codesp, saiu de férias por 30 dias e não volta mais para o cargo.
Ainda mandando
Preocupa a comunidade portuária do Brasil o fato de Bella Filho ocupar o segundo posto da Secretaria Especial de Portos (SEP) já que foi demitido do Porto de Santos devido aos desacertos cometidos quando o presidiu.
Sucesso
Era 200 o número de pessoas que trabalhavam no Porto de São Sebastião, no ano passado. Neste, entre avulsos e funcionários da administração, hoje são 585. É que “o compromisso era dobrar a movimentação de cargas em São Sebastião. E estamos conseguindo", disse Frederico Bussinger, ex-diretor da Codesp e presidente da Docas de São Sebastião, ligada do Estado de São Paulo, há 10 meses no cargo (leia).
VLT nordestino
O Governo Federal vai investir numa ligação entre a linha sul do metrô de Recife e o Porto de Suape, por meio de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) (leia). Já em Santos, a verba federal para o VLT será somente de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Ineditismo
Primeiro porto do mundo que implanta o conceito de Clube de Serviços, Paranaguá utiliza pioneiras técnicas voltadas à prevenção da poluição ambiental em diversas áreas dos serviços portuários. Se para o bem ou para o mal, dependerá dos resultados (leia).
No Pará
Recursos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) serão canalizados para a construção de cinco novos terminais hidroviários para transporte de passageiros e carga no Pará. Serão agraciadas Belém, Abaetetuba, Cametá, Óbidos e Juruti.
Falta tudo
Com as descobertas de petróleo na área do pré-sal, o país enfrentará a falta de portos, navios e plataformas capazes de atender a essa nova demanda. O Governo Federal precisará, com a maior urgência, integrar equipe multidisciplinar envolvendo os ministérios de Minas e Energia, Indústria, Transportes e Portos para tratar do assunto.
Dia do Agente Marítimo
O Senado da República aprovou, dia 10 de setembro, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 50/2007, de autoria do Deputado Federal Leonardo Picciani (PMDB/RJ), que institui o "Dia Nacional do Agente Marítimo", a ser comemorado em todo o território nacional no dia 23 de junho de cada ano. Só falta sanção do presidente Lula.
ALL, de novo
Dois vagões da América Latina Logística (ALL) em composição que seguia com destino ao Porto de Santos, descarrilaram em Três Lagoas na semana passada.
Oportunidade histórica
Um quarto das escassas novas áreas agricultáveis e economicamente viáveis no mundo estão localizadas no Brasil. Isso, somado à elevação da renda per capita dos países emergentes, que aumenta a demanda de alimentos, aliada a necessidade de a humanidade substituir as fontes combustíveis fósseis por energia renovável, como o etanol, além da crescente demanda mundial de minerais e suas manufaturas, dão ao Brasil enormes perspectivas de um espetacular crescimento nas exportações.
Falta iniciativa
O histórico crescimento das exportações somente do agronegócio brasileiro mostra essa tendência: em 1997 o País exportou 40 milhões de toneladas, em 2007 103 milhões e, em 2017, aponta-se um mínimo de 170 milhões. Enquanto isso, nos últimos 5 anos o Governo Federal não colocou em licitação nenhum novo terminal no maior porto do País, Santos.
BNDES financiará ferrovia
De acordo com BNDES, a conexão das rotas de comércio internacional entre os oceanos Pacífico e Atlântico é o principal desafio para a ampliação dos intercâmbios comerciais entre os países da América do Sul. Automaticamente, o projeto cria também uma nova rota de escoamento de commodities para a Ásia. O Banco anunciou chamada pública para estudos de viabilidade do corredor ferroviário que ligaria o Porto de Santos ou de Paranaguá ao chileno de Antofagasta.
Contramão boa
A aceleração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vai na contramão do resto da economia global, que diminuiu o seu ritmo no segundo trimestre deste ano. Dentre as 20 maiores economias globais, além do Brasil, somente dois países tiveram uma expansão no segundo trimestre superior à registrada nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2007: Brasil, México e Indonésia.
Ainda não
Ainda não foi desta vez que O Porto de Santos recebeu a Declaração de Cumprimento (DC) do ISPS Code, o código internacional de segurança portuária, após inspeção da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). Dentro de alguns meses, nova tentativa.
Quase lanterna
Já quanto à facilidade para fazer negócios, dentre 181 países, segundo a Doing Business, relatório publicado pelo Banco Mundial, o Brasil fica no final da lista: 125ª posição. Os 25 melhores colocados são, nessa ordem: Cingapura, Nova Zelândia, Estados Unidos, Hong Kong (China), Dinamarca, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália, Noruega, Islândia, Japão, Tailândia, Finlândia, Geórgia, Arábia Saudita, Suécia, Bahrein, Bélgica, Malásia, Suíça, Estônia, Coréia, Ilhas Maurício e Alemanha.
Escala em Imbituba
PortoGente inaugura novo serviço: escala de trabalhadores do Porto de Imbituba (SC) (veja). Pretendemos prestar esse mesmo serviço em todos os portos do País e, para tanto, convidamos os internautas a participarem do processo.