Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Israel retomará importações de carnes de MS, confirma ministério

<p>O Ministério da Agricultura confirmou que Israel retomará as importações de carnes de Mato Grosso do Sul.</p>

Redação (13/11/06) – O fim do embargo tinha sido anunciado pela Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) em 25 de outubro. O governo brasileiro foi informado do fim da restrição pelo Serviço Veterinário e de Saúde Animal do Ministério de Agricultura de Israel. A informação foi repassada para a Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Mato Grosso do Sul e Paraná estavam impedidos de exportar para aquele País desde o ano passado devido à ocorrência de focos de febre aftosa.

Israel também havia restringindo as compras de carnes oriundas do Estado de São Paulo. Em maio, quando o inspetor do Serviço Veterinário de Israel Maleas Sacla veio ao Brasil, o embargo às carnes de São Paulo foi retirado. Em 2005, Israel importou o equivalente a US$ 44,5 milhões em carne bovina, suína, aves e miúdos do Brasil.

O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Gabriel Alves Maciel, disse que a suspensão do embargo às carnes de Mato Grosso do Sul também é resultado da visita do inspetor, que é lotado na Argentina. “Nós visitamos frigoríficos e também as áreas dos focos onde foi possível avaliar as ações de controle e erradicação realizadas pelo ministério e pela Secretaria de Agricultura do Estado”, informou Maciel.

Desde a ocorrência dos focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná, 57 países anunciaram restrições comerciais às carnes brasileiras. No caso de Israel, ainda está mantido o embargo ao produto originário do Paraná.