Redação (19/05/06)- A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que Israel suspendeu as restrições comerciais à carne dessossada e miúdos bovinos provenientes do Estado de São Paulo. As importações dos produtos estavam suspensas desde setembro do ano passado devido à ocorrência de focos de febre aftosa no estado do Mato Grosso do Sul.
Segundo o coordenador geral de acordos bilaterais e regionais da SRI, Márcio Rezende, o fim do embargo comercial sinaliza a abertura do mercado israelense à carne brasileira. É o início de um processo de retomada de exportações para Israel. O Estado de São Paulo não registrou casos de febre aftosa, mas sofreu com as restrições. Por ora, os estados onde houve casos da doença (Mato Grosso do Sul e Paraná) continuam sem exportar para Israel.
Peru A SRI informou também que o prazo de 180 dias de embargo à carne suína e bovina brasileira imposta pelo Peru expirou. As restrições comerciais haviam sido impostas no dia 17 de janeiro e englobavam todo país com exceção do Acre, dois municípios Amazonenses, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia. Agora, os produtos que atenderem aos requisitos sanitários do país andino podem ser exportados normalmente. No ano passado, o Brasil exportou aproximadamente 10 mil toneladas de carne de aves, bovina, suína e miúdos.