A estratégia de investimento da JBS (JBSS3), com foco em produtos de alto valor agregado, está mais evidente do que nunca, de acordo com relatório obtido pelo Money Times, e em linha com a compra efetuada pela Pilgrim’s Pride, subsidiária da JBS, sobre os negócios de alimentos preparados e refeições da Kerry Consumer Foods.
A aquisição, que saiu na faixa de US$ 952 milhões e compreende as operações da Kerry no Reino Unido e na Irlanda, mostra sinergia para ambos os lados, uma vez que a companhia comprada tem focado seu negócio na solução de ingredientes no mercado B2B (comércio estabelecido entre empresas).
A JBS anunciou oito aquisições nos últimos dois anos, sendo três apenas nos últimos dois meses, desembolsando R$ 11,2 bilhões no total, observa o BTG Pactual (BPAC11), que elaborou um relatório para comentar a compra feita pela Pilgrim’s Pride
“A compra da Kerry se difere em boa medida do modo operante da JBS em adquirir companhias em apuros, e com baixa entrada de múltiplos. A aquisição foi a maior no período e representa 5% do valor de mercado da JBS”, avaliam os analistas Thiago Duarte e Henrique Brustolin.
Na avaliação da Ágora Investimentos, à qual o Money Times também teve acesso, o tom da aquisição muda completamente de figura.
” Vemos a compra anunciada pela Pilgrim’s Pride, empresa da JBS, como irrelevante a prórpria JBS ), pois adiciona apenas cerca de 2% ao Ebitida (lucro antes de impostos) da companhia em 2022, mesmo que no caso da Pilgrim’s Pride, a aquisição renda 10% ao indicador financeiro”, sentenciam os analistas Leandro Fontanesi e José Cataldo.
No mais, a conclusão da compra da Kerry pela Pilgrim’s Pride é esperada para o quarto trimestre de 2021, estando sujeita a aprovações regulatórias usuais.