Redação SI (07/04/06)- A produção de carne suína no Brasil deve crescer 5,8% em 2006. Essa é uma das informações inéditas
O LSPS é uma metodologia de previsão e acompanhamento que fornecerá informações importantes sobre a suinocultura brasileira. Para conhecer os dados do levantamento basta acessar a página eletrônica www.cnpsa.embrapa.br e clicar sobre o item tatísticas/Cotações.O Levantamento Sistemático da Produção e Abate de Suínos é resultado de uma parceria firmada em 2005 pela Embrapa Suínos e Aves e a Abipecs. Pela primeira vez, foi sistematizada uma metodologia para estimar a produção de carne suína no Brasil. As variáveis escolhidas para apontar a oferta da cadeia produtiva da carne suína no Brasil foram o alojamento de matrizes em número de cabeças, produtividade das matrizes em terminados porca/ano e peso médio da carcaça em quilos. A partir desses dados, são estimados o volume de abate em número de cabeças e a produção de carne suína em toneladas.
A coleta de dados é realizada sempre nos meses de março, junho e outubro de cada ano e abrange os oito Estados que mais produzem suínos (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais). A pesquisa é complementada ainda com estimativas feitas a partir do Censo agropecuário de 1996 sobre os demais Estados. O levantamento leva em consideração também as peculiaridades regionais, a organização da cadeia produtiva e a intensidade tecnológica do suinocultor, explica o pesquisador Marcelo Miele, da Embrapa Suínos e Aves, que desenvolveu a metodologia juntamente com o diretor de Mercado Interno da Abipecs, Jurandi Machado.
A obtenção dos dados é feita por meio de reuniões com os representantes as associações estaduais e nacionais de suinocultores, com os dirigentes, técnicos e membros dos sindicatos estaduais das indústrias, com os dirigentes e técnicos das cooperativas agropecuárias e com outros segmentos da cadeia produtiva de suínos, como representantes comerciais de empresas de genética animal. Essas reuniões servem para revisar os números referentes à situação atual do mercado e para estimar o comportamento da produção de suínos para os próximos dois anos. De acordo com Marcelo Miele, um dos princípios básicos do LSPS é reunir evidências provenientes de mais de uma fonte com a intenção de fazer uma triangulação entre os dados e oferecer informações mais consistentes.