O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reiterou ontem (14/06), que o Brasil é um exemplo de país que aprendeu com crises anteriores. “O Brasil é um dos emergentes apontados em muitos casos como exemplo de país aprendeu com a crise, tomou medidas adequadas, e pôde sair dela mais fortalecido do que entrou”, afirmou.
Em vídeo gravado na sede do Banco Central em São Paulo e exibido em durante o seminário “A crise mundial e o ambiente regulatório”, na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Meirelles destacou o papel do G20 durante a crise e a importância de reivindicações do grupo, como a migração de pelo menos 3% do poder de voto para os países emergentes no banco mundial e de pelo menos 5% no FMI.
O presidente tinha participação prevista no evento, mas não pôde comparecer por “problemas de agenda”, segundo a organização do seminário.
O Brasil, segundo o presidente do BC, já pratica todas as medidas de regulação financeira que agora são apontadas como recomendações da Basileia para evitar perdas excessivas como as que ocorreram na crise financeira de 2008.
Como exemplo, ele destacou que no Brasil todas as instituições financeiras são supervisionadas e que o Banco Central acompanha diariamente o risco de cada uma delas. “O Brasil está tendo uma cooperação forte com os demais emergentes e trabalhando no fortalecimento do sistema financeiro internacional usando a própria experiência brasileira”.