Rebatendo informação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que afirmou que o Brasil voltaria à liderança das exportações de frango em 2010, a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) destacou, em comunicado, que tal feito já foi conquistado em 2004, e permanece nesta posição desde então. Leia a íntegra do comunicado da Ubabef à imprensa:
A respeito de notícias divulgadas hoje na imprensa brasileira, mencionando um “retorno” do Brasil, em 2010, à posição de maior exportador mundial de frango, tendo por base o relatório “Perspectivas Alimentares” divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) esclarece que o País se tornou o maior exportador mundial de carne de frango em 2004 e permanece ocupando essa posição desde então.
Na realidade o relatório referiu-se à posição dos principais países produtores e exportadores de aves, o que engloba patos e perus, e não apenas frango. A FAO prevê que, em 2010, o Brasil aumentará em 4% a exportação de carnes de aves, chegando a 4 milhões de toneladas e, neste caso, retomando a posição de maior exportador mundial nesse segmento específico.
“A posição de destaque do Brasil no mercado internacional de carne de frango foi conquistada e mantida graças a atributos como qualidade, sanidade e sustentabilidade. Hoje nosso produto está presente em mais de 150 mercados, muitos deles entre os mais exigentes no que diz respeito à importação de alimentos”, destaca o Presidente Executivo da Ubabef, Francisco Turra.