Famosa conhecida das famílias brasileiras, a linguíça suína foi a grande campeã de vendas entre os embutidos derivados de carne suína em 2009, segundo relatório anual da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). O produto representou 24% das vendas de toda a aquisição domiciliar de carne suína em 2009. O resultado é inferior apenas ao da carne suína “in natura”, que ficou com 37% das vendas. A salsicha abocanhou 12%, seguida da mortadela, 8%, presunto, 5%, toucinho e banha, 4% cada, e salame, 2%.
Ao contrário do perfil mundial, onde a carne suína lidera a preferência dos consumidores, o consumo do produto no Brasil é inferior ao das carnes de frango e bovina. Atualmente, cada brasileiro come 14 quilos de carne suína por ano.
Exportações- Em seu relatório, a Abipecs comemorou o desempenho das vendas externas brasileiras, que em dez anos ampliaram sua participação nas exportações mundiais de 4% para 11%. Veja quadro abaixo:
O comércio internacional de carne suína movimenta 5,4 milhões de toneladas e gera uma receita anual aproximada de 11,9 bilhões de dólares. Segundo o relatório da entidade suinícola, está concentrado em cinco países importadores (Japão, Federação Russa, México, Coreia do Sul e Hong Kong). Os Estados Unidos, a União Europeia, o Canadá, o Brasil e a China são responsáveis por 96% das exportações mundiais. Mesmo com as barreiras sanitárias, com o aumento dos subsídios europeus e o crescimento da concorrência internacional, as exportações brasileiras cresceram acima da média dos competidores, destacou a Abipecs.