Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Liderança mundial

Comemorando 36 anos, Embrapa quer tornar o Brasil o maior produtor de alimentos do mundo.

Na cerimônia em comemoração ao 36º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na noite dessa quarta-feira (29), o presidente em exercício da estatal, José Geraldo Eugênio de França, afirmou que os investimentos em pesquisa agropecuária darão importante contribuição para que o Brasil se torne o maior produtor de alimentos do mundo.

França citou algumas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa do País que comprovam o potencial brasileiro para alcançar essa posição de liderança. “Exemplos como as tecnologias desenvolvidas de melhoramento genético de plantas mostram que o Brasil pode se tornar principal produtor de alimentos do mundo”, disse. O presidente em exercício mencionou os pesquisadores Antônio Alves Pereira, da Empresa Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Francisco Freire Filho, da Embrapa Meio-Norte, como símbolo destes avanços em ciência e tecnologia para o setor.

Os pesquisadores foram homenageados com Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido anualmente aos que se destacam pela realização de obra científica ou tecnológica ou que deram marcante contribuição para tornar viável soluções para pesquisam desenvolvimento e inovação da agropecuária.  

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, foi homenageado com prêmio bem como, o vice-presidente para Agronegócio do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes. “Vocês devem se orgulhar do que fazem e de fazer parte de uma instituição extraordinária que constrói a tecnologia e os avanços que tanto precisamos. O governo e a sociedade devem esse agradecimento a vocês”, ressaltou Stephanes se referindo aos pesquisadores e funcionários da Embrapa e das instituições de pesquisa agropecuária espalhadas pelo País.

Mais informações sobre o aniversário da Embrapa no site www.embrapa.gov.br.