Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Linha de crédito para o Centro-Oeste deve entrar em operação na próxima semana

<p>Stephanes disse que os recursos vão evitar o arresto de máquinas financiadas na região.</p>

Redação (21/11/2008) – A linha de crédito de R$ 500 milhões para refinanciar dívidas de produtores rurais do Centro-Oeste deve entrar em operação na próxima semana, afirmou, há pouco, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. O ministro, que participa nesta quinta-feira (20), da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, em São Paulo, disse que os recursos vão evitar o arresto de máquinas financiadas na região. Informou também que o governo está monitorando os impactos da medida.

“Se houver necessidade, o governo colocará mais recursos. Nosso empenho é para que a linha funcione na prática”, enfatizou. Stephanes ainda anunciou que o governo estuda uma nova linha de crédito para cooperativas. “A intenção é garantir capital de giro. No caso do Centro-Sul, as cooperativas respondem por 50% da produção agrícola, por isso a importância de irrigá-las com crédito”, explicou. 

Centro-Oeste – A linha de crédito de R$ 500 milhões foi criada no último dia 18, após aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo resolução do CMN, a linha será destinada ao pagamento de até 40% das prestações de investimento agropecuário no âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), inclusive Finame Agrícola Especial. Serão utilizados recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do próprio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo de financiamento dessa linha de crédito é de três anos.