A Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa/RS, pretende encerrar dezembro com um faturamento 30% maior nas vendas de final de ano em relação ao mesmo mês do ano passado, por conta do maior consumo no período. Para 2010, a previsão de incremento nas receitas é de 15% frente ao ano passado.
Em entrevista à Agência SAFRAS, o gerente de frigorífico e suinocultura da Santa Clara, Glademir Mecca, destaca que a cooperativa está projetando um aumento de 20% a 30% nos meses finais do ano. “Estamos prevendo o lançamento de cortes suínos temperados e, para atender a demanda de final de ano, a partir deste mês de outubro passaremos a estocar alguns itens que vendem mais em dezembro, como pernil, lombo e cortes especiais”, informa.
Apesar da expectativa de crescimento em 2010, a Cooperativa Santa Clara demonstra certa preocupação com a alta nos preços do milho e da soja. “O aumento dos insumos influencia diretamente na rentabilidade de todos os produtos, interferindo no custo dos suínos produzidos. Entendemos a necessidade de apoio do governo, intervindo para colocar no mercado milho dos estoques reguladores, travando essa alta de preços”, ressalta Mecca.
A Santa Clara atua com exclusividade no mercado gaúcho, detendo uma participação de 4% nas vendas de carne suína.