Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lula envia pedido formal ao colega russo Vladimir Putin

<p>A Carta do presidente fala sobre uma reavaliação do status sanitário do Brasil.</p>

Redação SI (23/03/06)- Numa ofensiva diplomática para tentar reabrir o mercado russo às carnes brasileiras, o presidente Lula enviou ontem (22) ao colega russo Vladimir Putin uma carta com um pedido formal de reavaliação do status sanitário do Brasil.

Na carta, Lula lembra a boa relação comercial entre os países e enumera razões técnicas para uma reabertura imediata ao produto brasileiro, barrado em razão do ressurgimento da febre aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná. O Ministério da Agricultura considera inconsistentes as razões para o embargo russo, mas não avançou na negociação técnica com a burocracia russa.

Para reforçar o gesto político de Lula, a equipe veterinária do Ministério da Agricultura enviou um dossiê sobre todas as medidas tomadas pelo governo desde outubro de 2005 para erradicar a doença.

O gesto político de Lula servirá para desafogar a situação dos grandes frigoríficos nacionais e, sobretudo, dos produtores de suínos, cujas vendas são altamente dependentes da Rússia. A tentativa busca reabrir o mercado russo para as carnes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Relatórios técnicos divulgados na última semana na Europa indicavam que a solução para o impasse estava próxima, mas os veterinários russos deram recentemente declarações consideradas contraditórias.

Também ontem (22), o Ministério da Agricultura informou que a Argélia deve anunciar a reabertura de seu mercado para as carnes brasileiras. “Isso deve sair até o fim da semana”, disse o chefe da Divisão de Acordos Sanitários e Fitossanitários, Odilson Ribeiro.