Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais três países suspendem compra de frango gaúcho

<p>Bielorrússia, Ucrânia e Marrocos decretam embargo a carne avícola gaúcha por causa do foco de Newcastle encontrado no início do mês.</p>

Redação (19/07/06) – Bielorrússia, Ucrânia e Marrocos suspenderam as importações de carne de frango do Rio Grande do Sul. As restrições dos três países se devem ao foco de newcastle em Vale Real, no Vale do Caí, anunciado no início do mês. Segundo o ministério da Agricultura, o embargo vale por seis meses.

Antes deles, a Rússia já havia anunciado entrave, e o Japão, que não compraria carne de frango produzida num raio de 50 quilômetros do foco por um período de 90 dias. Cerca de 40 países barraram as compras do frango de um raio de 10 quilômetros do foco por um prazo de 30 dias.

Técnicos da Superintendência do RS reuniram-se hoje com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária, em Brasília. Serão feitos novos exames, que poderão confirmar ou descartar a ocorrência de novos focos na região.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a grande preocupação do governo é em relação ao comércio de carne suína. O embargo russo fez com que as vendas externas brasileiras caíssem de forma acentuada.