Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais um carregamento de frango brasileiro chega ao Egito

<p>Esta semana 535 toneladas do produto congelado chegou a Port Said. Na semana passada já haviam sido desembarcadas outras 20 mil toneladas. O governo egípcio liberou as importações de frango em julho.</p>

Redação AI (20/09/06)- Um novo carregamento de frango brasileiro chegou ao Egito esta semana. De acordo com os jornais egípcios Al Ahram e Elakhbar, 535 toneladas do produto congelado chegaram a Port Said. A informação foi dada pelo presidente da comissão de controle das importações e exportações do Egito, Mohamed Al-Banna. Na semana passada, o país árabe já havia recebido 20 mil toneladas de frango brasileiro.

De acordo com Al-Banna, as importações estão sendo feitas de acordo com o decreto do governo egípcio, de julho deste ano, que liberou por seis meses a importação de frango congelado, ovos frescos e ovo em pó e ainda zerou as tarifas destas mercadorias e da carne bovina, do peixe e do frango industrializado.

O objetivo é equilibrar os preços destes produtos no mercado. O governo proibiu a criação local de frangos em função da gripe aviária, que chegou a causar mortes no país. O Egito já é o segundo maior comprador de carne bovina in natura do Brasil, atrás apenas da Rússia.

Segundo o Al Ahram, Al-Banna afirmou que existe um comitê permanente que reúne representantes de todos os órgãos de controle sanitário, além da comissão de controle das importações e dos agentes alfandegários. Este comitê está presente em todos os principais portos egípcios e opera 24 horas por dia para completar os procedimentos de fiscalização rapidamente, garantir a conformidade das importações e evitar a entrada de qualquer produto que não esteja de acordo com as exigências locais.

Ainda de acordo com o jornal, Al-Banna ressaltou que a entrada de carne bovina, frango e peixe é autorizada apenas após a aprovação dos serviços veterinários que examinam as fazendas e abatedouros do país de origem. Além disso, todas as medidas necessárias são tomadas para garantir a estocagem e o transporte em condições de congelamento adequadas.