Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Mais um recorde

Após terem atingido recorde em 2010, exportações de carne de frango devem crescer entre 3% a 5% esse ano, diz Ubabef.

Mais um recorde

Após terem atingido um recorde em 2010, as exportações de carne de frango devem apresentar crescimento entre 3% e 5% neste ano. A estimativa, ainda preliminar, é do presidente da Ubabef (associação dos produtores e exportadores de frango), Francisco Turra.

Apesar do câmbio, o cenário é favorável para as vendas externas, com os mercados emergentes respondendo pelo crescimento da demanda.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados nesta semana, os embarques de carne de frango “in natura” atingiram o volume inédito de 3,46 milhões de toneladas em 2010, um crescimento de 6% ante 2009, ano afetado pela crise internacional.

Em receita, o avanço foi de 20%, para US$ 5,8 bilhões, refletindo também a recuperação dos preços em dólar.

Mas, assim como aconteceu com outros setores do agronegócio, o mercado interno foi o grande destaque do ano passado.

Além do aumento da renda, que estimulou o consumo doméstico, a procura por frango no país foi impulsionada pela explosão dos preços da carne bovina.
A migração de um tipo de proteína animal para outro foi “acentuada”, segundo Turra, e resultou em forte alta no consumo per capita de frango no país, de 40 quilos para 44 quilos por pessoa/ano entre 2009 e 2010.

A produção nacional cresceu 12% no período, para 12,4 milhões de toneladas.

Para 2011, o principal desafio do setor é o aumento de custos. Além da ração, que sobe acompanhando o preço dos grãos, a mão de obra preocupa a indústria.