A média diária das exportações brasileiras acumuladas até a terceira semana deste mês apresentou uma queda de 12,8% em comparação com a média diária de abril do ano passado. A queda foi puxada pela redução de 32,2% das vendas de produtos manufaturados e de 25,2% de produtos semimanufaturados. As exportações de produtos manufaturados caíram com o menor embarque de óleos combustíveis, aviões, tratores, partes de motores para automóveis, veículos de carga, automóveis e aparelhos transmissores e receptores.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a queda das exportações de produtos semimanufaturados decorreu da redução das vendas de semimanufaturados de ferro e de aço, catodos de cobre, couros e peles, madeira serrada e ferro fundido.
Já as exportações de produtos básicos registraram aumento de 24,2% nas três primeiras semanas do mês, graças, principalmente, aos embarques de petróleo em bruto, minério de ferro, arroz em grãos, algodão em bruto, farelo de soja, carne de frango e soja em grão.
A média das exportações da terceira semana – de US$ 551,2 milhões – foi 9,1% inferior à média de US$ 606,4 milhões acumulada até a 2ª semana. O motivo foi a redução de 13,7% nos embarques de produtos básicos, principalmente de farelo de soja, petróleo em bruto, carnes bovina, suína e de frango e milho em grão. As exportações caíram, no mesmo período comparativo, -6,9%, principalmente, aviões, etanol, automóveis de passageiros, veículos de carga, chassis com motor e motores e geradores elétricos). Já as vendas de semimanufaturados registraram aumento de 2,3%, com maiores vendas de ferro fundido, alumínio em bruto, catodos de cobre e óleo de soja em bruto.