Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa lança cartilha sobre regras para exportação

<p>Desvendar as exigências do mercado externo, quais são as linhas de financiamento disponíveis, como buscá-las. Os riscos e as vantagens da exportação.</p>

Redação (25/05/06) – Cartilhas elaboradas pelo Núcleo de Integração para Exportação do Ministério da Agricultura vão orientar produtores sobre a formação de condomínios rurais e consórcios, opções previstas no Estatuto da Terra, mas pouco exploradas pelos que planejam ganhar espaço lá fora. A primeira cartilha, intitulada Integração do Agronegócio para Exportação: Condomínio Rural e Consórcio, vai ser lançada na quinta-feira em Minas Gerais durante o Seminário do Agronegócio para Exportação, com apoio da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), do Sebrae/MG e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

A linguagem simples e a exposição objetiva dos conceitos e da regulamentação legal norteiam o objetivo do Ministério da Agricultura informar aos setores do agronegócio sobre as regras e práticas do comércio internacional, motivado pela necessidade de ampliação da base e diversificação da pauta das exportações agrícolas nacionais. O Agroex está sendo estruturado para auxiliar na profissionalização dos diversos setores do agronegócio com informações claras sobre questões sanitárias e fitossanitárias, tarifárias e as relacionadas à promoção internacional do agronegócio. A integração dos elos da cadeia produtiva para exportação é apontada como elemento essencial indicativo dos instrumentos de formação de condomínios rurais e consórcios.