O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa desde esta segunda-feira (13/11) até domingo da (19/11) da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos 2017, ação mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública global e tem merecido a atenção do governo brasileiro, tanto na saúde humana quanto na agropecuária. O uso inadequado desses medicamentos pode potencializar o surgimento de microorganismos multirresistentes, representando grave problema para a saúde humana e dos animais.
O uso responsável e prudente dos antibióticos em animais é essencial para o controle e na prevenção da resistência aos antibióticos, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais.
Os ministérios da Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovações, Comunicações, Educação, Agricultura e do Meio Ambiente, além da Anvisa, promovem painel temático sobre a conscientização do uso racional de antibióticos nesta segunda-feira (13/11), na Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, em Brasília.
O Mapa publicou, na última quinta-feira (09/11), a Instrução Normativa nº 41/2017, instituindo o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), que visa o fortalecimento das ações para prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única por meio de atividades de educação, vigilância e defesa agropecuária.