O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu do presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, um conjunto de dados relativos à crise do setor e pediu o apoio do governo para minimizar os impactos sobre os criadores. Turra esteve em audiência nesta terça-feira, dia 31 de julho, em Brasília, representando empresas associadas à Ubabef.
Mendes Ribeiro reiterou ao dirigente que o ministério está atento às dificuldades da avicultura e negociando formas de apoiar o setor. “Vamos utilizar os instrumentos de política agrícola para que não faltem os produtos, assim garantiremos o abastecimento”, salientou o ministro.
No documento entregue a Mendes Ribeiro, a Ubabef aponta entre outras dificuldades do setor, o elevado custo da produção, especialmente por conta dos aumentos no preço do milho e da soja. Os produtos estão sendo pressionados, sobretudo, pela forte seca que atinge os Estados Unidos, provocando reduções nas safras de milho e soja daquele país. “A notícia mais tranquilizadora é de que não vai faltar insumos e o Governo utilizará os mecanismos de que dispõe para isso. Ficamos satisfeitos e vi a compreensão do Governo com o problema do setor”, ressaltou Turra.
A avicultura é dos setores que mais emprega no País, são 720 mil vagas na indústria e outras 3,5 milhões geradas direta e indiretamente pelo setor. “Estamos trabalhando na construção de medidas para amenizar as dificuldades do setor. São ações que tornarão a avicultura competitiva”, disse o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha.
A entidade também manifestou ao ministro preocupação com a greve dos caminhoneiros, uma vez que a paralisação da categoria está provocando descompasso no fornecimento dos produtos.