As exportações de frango ganham cada vez mais espaço nas negociações da indústria brasileira. É o momento de receber o que se foi perdido após os efeitos da crise de 2008. Para se ter uma ideia, em 2008, até o mês de setembro, foram exportados mais de 82 milhões de quilos de carne de frango e no mesmo período do ano seguinte esse volume caiu para um pouco mais de 76 milhões de quilos. Em 2010, o volume exportado até setembro foi de mais de 93 milhões de quilos, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
A recuperação é fruto do trabalho e investimentos feitos pelo setor, que não desanimou desde a época da crise. Hoje muitas empresas do setor estão aproveitando o bom momento para investir e atrair mais negócios. Uma delas é o grupo Frangos Canção, localizado em Maringá (PR) e que atualmente exporta aproximadamente 30% da sua produção para 60 países.
Segundo o gerente de exportações do grupo, Edemir Trevizoli Júnior, o principal destino dos produtos Frangos Canção é o Oriente Médio, com cerca de 40% das exportações. Em seguida vem Extremo Oriente, Venezuela e África. E para consolidar ainda mais esse mercado, o Frangos Canção participou de 17 a 21 de outubro, da Sial 2010, uma das maiores feiras de alimentos do mundo. Trevizoli Junior conta que na oportunidade foram feitos novos contatos e os resultados superaram as expectativas dos representantes do Frangos Canção que estiveram presentes na feira. “Buscamos sempre distribuidores e rede supermercadistas parceiros para que eles levem a diante a marca brasileira Frangos Canção com o mesmo peso”, afirma Trevizoli.
Ampliar as exportações e os produtos ofertados é a meta do Frangos Canção para 2011. Segundo Trevizoli Júnior, para que isso seja possível, a empresa investiu fortemente nas instalações, como por exemplo na ampliação do incubatório com aplicações na ordem de R$ 9 milhões. Dessa maneira, o Frangos Canção busca ampliar a sua capacidade de atender novos mercados.
Marca Frangos Canção
Os consumidores internacionais, garante Trevizoli Júnior, encontram nas gôndolas produtos com a marca Frangos Canção que suprem as necessidades identificadas em cada país. De acordo com o gerente de exportação do Frangos Canção, o grupo elabora cada produto com base nas características de seus consumidores, o que faz o diferencial. “Fazemos um estudo aprofundado dos costumes de consumo de cada país. Isso garante que os investimentos na exportação tenham resultados positivos e que reafirmem nosso posicionamento fora do país”. Hoje, o Frangos Canção comercializa no exterior diversos produtos como frango inteiro desossado, perna desossada e cortes de frango em bandeja.