O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, chefiará, pela terceira vez neste ano, missão empresarial ao continente africano, entre os dias 9 e 12 de novembro. Desta vez, a delegação visitará Angola, África do Sul e Moçambique. A programação incluirá visitas técnicas, seminários e encontros de negócios, dentre outros.
Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a missão tem a finalidade de promover o aumento do comércio e dos investimentos bilaterais e explorar possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros com esses três países africanos.
As principais oportunidades de negócios para as empresas brasileiras nesses países estão na possibilidade de parcerias e investimentos nos setores de alimentos e bebidas; agronegócios; casa e construção; energia; máquinas e equipamentos; moda; defesa; infra-estrutura; e materiais elétricos e eletroeletrônicos.
A missão iniciará suas atividades em Luanda (Angola), no dia 9, em seguida visitará Maputo (Moçambique), nos dias 10 e 11, e, por último, Johanesburgo (África do Sul), dia 12.
Comitivas – A missão empresarial ao Sul da África será a quinta comitiva liderada pelo ministro Miguel Jorge, este ano. No primeiro semestre foram realizadas duas missões no continente africano para o Norte da África (Marrocos, Líbia, Argélia e Tunísia), África Subsaariana (Nigéria, Gana, Senegal e Guiné Equatorial), além de Cuba. Já no segundo semestre, o MDIC organizou missão para América Latina (Venezuela, Panamá e Peru) e ainda Turquia, Uzbequistão e Cazaquistão, sendo esta chefiada pelo secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho.