Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia Limpa

Mercado de distribuição de energia fotovoltaica triplica em um ano

Estudo, pioneiro no Brasil, consultou mais de 300 empresas do setor

Mercado de distribuição de energia fotovoltaica triplica em um ano

A quantidade de instalações de sistemas fotovoltaicos conectados no país triplicou de 2014 para 2015. Somente no período de outubro a dezembro de 2015, a quantidade de micro e minigeradores Fotovoltaicos aumentou 64%. A análise sobre a energia limpa faz parte do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica – 2016”, desenvolvido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) e pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto IDEAL). O material será lançado também em inglês no dia 23 de novembro, no Rio de Janeiro.

Segundo a análise, as maiores taxas de crescimento desse sistema de geração de energia verde foram registradas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O estudo constatou ainda que o número de empresas cadastradas no programa “América do Sol”, que dissemina a energia solar fotovoltaica, tem dobrado a cada ano e o número de funcionários do setor acompanha a tendência.

Fruto de representações gráficas e análises realizadas a partir de questionário respondido por mais de 300 empresas brasileiras do setor, o estudo pioneiro no Brasil apresenta o desenvolvimento do mercado e identifica os desafios no processo de conexão à rede de micro e minigeradores fotovoltaicos, no âmbito da RN 482/2012 da ANEEL.