Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercosul e UE

<p>Brasil e Alemanha querem reduzir tarifas sobre produtos orgânicos.</p>

Da Redação 25/02/2005 – Brasil e Alemanha se comprometeram a trabalhar em uma proposta para a eliminação das tarifas incidentes sobre produtos orgânicos comercializados entre Mercosul e União Européia. O acordo foi firmado durante a Biofach 2005, que foi aberta nesta quinta, dia 24, na Alemanha, e vai até o final desta semana. Neste ano a feira tem o Brasil como tema.

A decisão foi anunciada na abertura da feira pelo ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. O ministro destacou que esta decisão é um importante passo para incrementar o comércio bilateral de produtos orgânicos entre os dois países.

Atualmente o mercado mundial de orgânicos movimenta cerca de US$ 26,5 bilhões, e o Brasil representa uma pequena fatia, de apenas US$ 100 milhões. A Alemanha é o principal mercado do mundo neste setor, e cresce de 10% a 15% por ano, o que propicia muitas oportunidades para os empresários brasileiros.

A comercialização de produtos orgânicos brasileiros cresce anualmente o dobro da média mundial, em uma porcentagem estimada em 50%. Já ocupamos a segunda posição em número de propriedades com lavouras orgânicas, com aproximadamente 19 mil agricultores, a maioria de agricultura familiar ressaltou Juan Quirós,  presidente da APEX-Brasil, entidade que coordena a participação brasileira no evento.

O Brasil já possui uma lei de produtos orgânicos aprovada pelo Congresso Nacional mas que ainda não foi regulamentada.

Vamos trabalhar para que até dezembro nós tenhamos essa regulamentação pronta, e depois disso iremos nos dedicar à questão da certificação informou no evento o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que disse que o governo fará o possível e o impossível para desenvolver este mercado no Brasil.

Durante a cerimônia de abertura, foi mostrado um filme sobre o Brasil, que ressaltou tanto o aspecto tecnológico do país e sua produção, como também as suas áreas verdes e seus produtos orgânicos. Depois disso, foi inaugurado o pavilhão brasileiro na feira, que conta com cerca de cem empresas de pequeno, médio e grande portes, expondo os mais diversos produtos, desde vinho orgânico, café, carnes, açúcar, mel, até tecidos, também orgânicos.