Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercosul e UE iniciam novas negociações

Encontro começa hoje, dia 03, em Bruxelas/Bélgica.

Da Redação 03/05/2004 – 05h21 – A nova rodada de discussões entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Européia (UE) para a formação de um acordo comercial começa hoje, em Bruxelas, com um impasse.

De um lado, os europeus anunciam que a proposta do Mercosul deveria ser mais ousada para ficar compatível com o que a UE tem a oferecer, mas não dão detalhes sobre o que vão pôr à mesa. Os negociadores do Mercosul, por sua vez, já avisaram que se a UE não entregar uma proposta detalhada, não há como avançar nas conversas como um todo.

É com base na entrega da oferta deles que podemos fazer progressos no acordo”, disse um dos negociadores do Mercosul, que vai participar das reuniões do Comitê de Negociações Birregionais (CNB) durante toda a semana.

A grande expectativa do encontro é que os europeus detalhem sua proposta. Em reunião no dia 18 de abril, em Buenos Aires, a UE se limitou a mostrar informalmente as concessões que poderia fazer nas negociações com o Mercosul e na continuação da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). Por isso, o encontro em Bruxelas quase foi adiado.

O Mercosul não abre mão de uma abrangente proposta com benefícios para as exportações de produtos agrícolas. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai querem que os europeus mostrem, por exemplo, como ficarão as cotas para uma série de produtos, entre eles, carne bovina, frangos, açúcar e álcool.

Teoricamente, o encontro do CNB aprofundaria as discussões sobre ofertas que deveriam ter sido trocadas há duas semanas. Entre os poucos números apresentados pelos europeus está o aumento de 50 mil toneladas na cota de carne bovina. Hoje, 49,3 mil toneladas já são exportadas para a Europa acima da cota vigente. Desse total, 41,2 mil toneladas saem do Brasil.