Redação (05/09/2008)- O Departamento de Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção Norte Americano (FSIS) identificou problemas nos sistemas de controle sanitário e armazenagem durante audição feita no méxico entre os dias 24/06 e 31/07 deste ano. Com isso, governo mexicano proibiu voluntariamente as exportações de carne bovina e de frango para os EUA, desde 29 de agosto. Cerca de 2% dos produtos nos Estados Unidos tem origem mexicana.
"Muitos estabelecimentos tiveram sua segurança questionada pelos americanos, o que demonstra que o sistema de controle mexicano é insuficiente", disse uma porta voz do governo dos EUA. O resultado da audição ainda não está completo e deve ser divulgado no site do FSIS em 60 dias.
Não se sabe quanto tempo os embarques estarão suspensos, isso vai depender do México melhorar suas condições de segurança alimentar.
"Estamos satisfeitos com o governo mexicano, que decidiu suspender voluntariamente as suas exportações. O USDA deveria ter tomado providências para proteger os consumidores americanos das importações de carne duvidosas".