No Brasil, metade das micro e pequenas empresas não chega ao segundo ano de atividade, segundo o Sebrae. A elevada taxa de mortalidade, de 50%, se deve a fatores que nem passam pela crise econômica, estão na própria rotina da empresa, por exemplo.
Para tentar entender os problemas desse segmento e apontar as possíveis soluções, estudantes da disciplina de Pesquisa de Mercado da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP vão a campo.
O projeto “Quero Pesquisa de Mercado”, coordenado pelo professor Dirceu Tornavoi, vai permitir aos alunos aplicarem pesquisas para diagnosticar os problemas de micro e pequenas empresas e propor ações que possam melhorar o posicionamento no mercado.
O professor Tornavoi explica que existe um arsenal de pesquisas que podem ser aplicadas para cada demanda do micro ou pequeno empresário, desde a marca da empresa até as vendas.
As micro e pequenas empresas da região de Ribeirão Preto, interessadas nessa assessoria gratuita, devem enviar e-mail para [email protected]. As inscrições podem ser feitas até o dia dois de março. Serão selecionadas cerca de 15 empresas.