Pequena, mas de grande atuação e enorme resultado social. A Credioeste – Agência de Microcrédito – completa doze anos de atuação no oeste catarinense neste ano, ostentando números impressionantes: 4.629 microempreendedores atendidos, 8.196 empréstimos liberados e 29,4 milhões de reais em recursos emprestados para os setores de produção, comércio e serviços.
A Credioeste foi fundada em 1999, resultado de articulações de um grupo de instituições formado pelo Badesc, Sebrae, Amosc, Amai, Amauc, FDRI, Fampesc, Fecedesc, FCDL, Instituto Saga, Acic, Epagri, Unoesc, Apaco, Celesc, SDR e Prefeituras de Concórdia, Xanxerê, Chapecó, Quilombo, Pinhalzinho, São Domingos, Planalto Alegre, Jardinópolis, Guatambu, Nova Itaberaba, Irati Serra Alta, Nova Erechim,Coronel Freitas, Ouro Verde, Xaxim, Abelardo Luz, Santiago do Sul, Marema, Cordilheira Alta, Ipuaçú, Seara e União do Oeste.
Sua base territorial é formada pelos 20 municípios da Amosc e a região recentemente aberta no norte do Rio Grande do Sul (Nonoai a Ronda Alta). A estrutura da Credioeste conta com 14 funcionários.
Graduada em ciências econômicas, a gerente geral Márcia Biffi expõe a trajetória da principal agência de microcrédito do oeste.
O que significa, em resumo, microcrédito?
Márcia Biffi – Microcrédito são pequenos valores disponibilizados para empreendedores através de empréstimos efetivados junto a Instituição de microcrédito com o objetivo de fomentar micro e pequenos negócios, oportunizando assim, acesso a capital de giro, capital fixo e capital misto.
A que clientela se destina o microcrédito? Quem são os beneficiários do microcrédito?
Márcia Biffi – O microcrédito é destinado principalmente a empreendedores de baixa renda que possuem dificuldades em acessar crédito no setor financeiro tradicional. Desta forma, os beneficiados são empreendedores formais ou não formalizados (autônomos) que precisam melhorar o seu estoque, adquirir novos produtos para revenda, melhorar máquinas, equipamentos, ferramentas ou ainda melhorar a estrutura física do estabelecimento ou espaço onde realiza a sua atividade.
O que distingue a Credioeste das instituições do sistema financeiro como os Bancos, as cooperativas de crédito e as financeiras?
Márcia Biffi – A Credioeste é uma empresa privada de interesse público sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social e o combate à pobreza através dos empréstimos direcionados aos micronegócios. A principal diferença entre a Credioeste e os demais agentes financeiros é a metodologia de atendimento utilizada para proporcionar ao microempreendedor acesso a recursos financeiros, sem constrangimentos, pois o atendimento é efetuado no seu local de trabalho, facilitando a proximidade do Agente de Crédito com a realidade do cliente.
Qual é a natureza jurídica da Credioeste?
Márcia Biffi – A Credioeste é Certificada pelo Ministério da Justiça desde 2001 como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – sem fins lucrativos. O Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho e Emprego são os órgão que fiscalizam as Instituições de microcrédito.
A Credioeste pertence a algum sistema nacional?
Márcia Biffi – A Credioeste faz parte do PNMPO – Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado. E é associada e fundadora da Amcred – Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina.
Qual o apoio que recebe do Poder Público?
Márcia Biffi – Neste ano foi firmado um termo de Parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó, com o objetivo de apoiar economicamente empreendedores das áreas selecionadas pelo Programa Gerar que desejam desenvolver empreendimentos já existentes nos setores da indústria, comércio, serviços e produção primária. O Programa Gerar – Fundo do Empreendedor terá inicio no mês de novembro de 2011.
Quais são os principais produtos e serviços da Credioeste? De onde provêm os recursos financeiros que a Credioeste utiliza nas operações de microcrédito?
Márcia Biffi – A Credioeste atua exclusivamente com financiamentos e oferece aos empreendedores três modalidades: capital de giro, capital fixo e capital misto. Além dessas modalidades ofertamos também o crédito para pequenas reformas. Os recursos são financiamentos que a Credioeste busca junto ao BADESC e BNDES e repassa aos clientes.
Como o interessado deve fazer para acessar os serviços da Credioeste?
Márcia Biffi – Os empreendedores interessados devem procurar a Credioeste pessoalmente, por telefone, por e-mail e agendar uma visita com o agente de crédito que atende a região onde vai ser investido o capital solicitado: avenida Porto Alegre, 828-D; telefone (49) 3322-3051, e-mail [email protected].
Quais as entidades parceiras/associadas?
Márcia Biffi – Atualmente fazem parte da Credioeste a Amosc, Acic, ACIP Pinhalzinho, Araapoc, CDL, Facisc, Prefeitura Municipal, Sicom, Simec, Unochapecó, OAB, SDR e Sindicont. Além dessas instituições, contamos também com nove conselheiros independentes que, anteriormente, eram os representantes das entidades, mas na troca de representação permaneceram no quadro de colaboradores voluntários, proporcionando à Credioeste manter os talentos que a ajudam a desenvolver seu objetivo.