Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentação animal

Milho garantido

Segundo Sindirações, estoques cheios e aumento da produtividade da safra brasileira de milho devem garantir suprimento e bons preços ao cereal em 2010.

Os altos estoques de passagem e o aumento da produtividade da safra brasileira de milho vão garantir bom suprimento e preços adequados ao cereal em 2010. Segundo Ariovaldo Zanni, diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o abastecimento e a cotação de milho não devem representar problemas ao desempenho do setor no próximo ano. “Vamos virar o ano com estoques de passagem seguros – em torno de 7 milhões de toneladas -, e a lavoura de milho está bastante tecnificada. Cerca de 30% da safra plantada é de variedade transgênica, que apresenta índice de produtividade muito maior”, afirma Zanni. “Essa combinação deve nos livrar de problemas de preço e suprimento de milho em 2010. O que a indústria vai demandar a lavoura vai oferecer”, afirma.

Os dados do 3º Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento corroboram as previsões de Zanni. De acordo com a Conab, mesmo com uma área de plantio menor, a produção de milho vai crescer em 2010. Segundo o levantamento, a área cultivada com milho primeira safra 2009/2010 deve ficar em 8,3 mil hectares, uma variação de 9,8% inferior a da área cultivada na safra anterior, que foi de 9,2 mil hectares. A produção, porém, dever crescer 4,9%, para 32 mil toneladas, pois ao contrário 2008/2009, a tendência é de clima favorável.   

Para a safrinha, os números estimados pela Conab indicam uma área plantada de 4,9 mil hectares e uma produção de 18,1 milhões de toneladas de milho. Somadas as duas safras, a oferta de milho em 2010 deverá ser de até 51,5 milhões de toneladas, para um consumo de 46,5 milhões de toneladas.